CoEPE

     

Ensino e pesquisa no HSP/HU – um retrato de 2020

Para cuidar de suas interfaces entre o HSP e o HU/HSP, o CoEPE estruturou suas atividades conforme o organograma abaixo. Além de seus representantes da academia e do HSP/HU o CoEPE conta com pessoal qualificado para atender a demanda de solicitação de projetos acadêmicos e financiados pela indústria.

Em 2020, em meio aos esforços de enfrentamento da pandemia de COVID-19, as atividades de pesquisa foram intensas, com elevado número de projetos, diversidade de finalidade e de financiamento.

Pesquisas Acadêmicas
O Comitê de Ensino, Pesquisa e Extensão recebe solicitações de autorização de realização de pesquisa nas dependências do Hospital São Paulo, incluindo suas dependências externas.

Em 2020 foram submetidos e analisados 631 projetos acadêmicos, envolvendo graduação, residência e pós-graduação. Interessante, quase um terço dos projetos não tem a finalidade específica de titulação, caracterizando-se apenas como projetos de pesquisa. A distribuição entre as diferentes finalidades está ilustrada no quadro abaixo.

Distribuição dos projetos conforme a finalidade acadêmica

Dentre os projetos apresentados, uma pequena parcela, 6,3%, tem financiamento de agências de fomento, 14,5% têm suporte de diferentes fontes e a maioria, 66%, é descrita como tendo financiamento próprio. Temos, portanto, uma janela de oportunidades de aumentar o financiamento de nossas pesquisas clínicas.

Trinta e nove projetos foram apresentados pela enfermagem, 22 pela fonoaudiologia e 12 foram associados aos serviços do HSP/HU. Os outros foram apresentados pela medicina, com ampla distribuição entre os departamentos. Mesmo diante da pandemia e grande atividade de pesquisa em COVID-19, apenas 7,3% dos projetos foram relacionados a essa doença.

Distribuição projetos segundo o departamento ou unidade acadêmica

Pesquisa Patrocinada pela Indústria Farmacêutica

As pesquisas patrocinadas pela indústria representam uma oportunidade ímpar de oferecer as últimas intervenções terapêuticas em nossa instituição, proporcionando-nos trabalhar na fronteira do conhecimento, com potencial benefício para nossos pacientes, e, ao mesmo tempo, são uma fonte potencial de financiamento para nosso hospital (vide matéria do Prof. Marcelo Burattini em artigos).

Conforme o organograma de funcionamento do CoEPE apresentado acima, os ensaios clínicos patrocinados são geridos no Núcleo de Gestão de Pesquisa (NGP), que conta com equipe para auxílio na gestão e condução dos ensaios, isto é, desde a negociação de contratos até a coordenação clínica dos estudos. É mister informar que o NGP iniciou suas atividades em 2006, portanto antecede o CoEPE. Em 2020 e 2021 tivemos dificuldades enormes de equipe, com perda de funcionários para o mercado, o que impactou dramaticamente na qualidade do suporte que oferecemos. Recentemente essa equipe foi reestruturada e hoje contamos com três duplas de coordenadoras e assistentes de pesquisa e uma dupla de gestora e assistente financeira. Contamos com uma unidade de pesquisa clínica, localizada na Dr. Diogo de Faria, 816. Em breve mudaremos para próximo do HSP/HU. Logo será possível melhorar nosso apoio aos pesquisadores da instituição.

No momento, temos 155 ensaios clínicos financiados pela indústria em andamento no HSP/HU, dos quais 85 tem a coordenação clínica do NGP. A interveniência financeira dos projetos é executada pela FAP-Unifesp.

Os estudos conduzidos nos últimos anos são apresentados na tabela abaixo.

img-coepe-pesquisa-04

Dois aspectos principais devem ser considerados. Os projetos envolvem desde doenças raras até o COVID-19 e oferecem, como mencionado acima, oportunidade de trabalharmos no estado da arte na incorporação de novos medicamentos ou tecnologias, fundamental em um hospital universitário, tanto do ponto de vista da formação de pessoal como da assistência. Outro é o da sustentabilidade. Nosso HSP/HU passa por crônicas dificuldades e o investimento em pesquisa clínica deve ser autossustentável. Podemos, grosso modo, dizer que foi dado início a um ciclo virtuoso de investimento do HSP/HU, com reforço da equipe de gestão e coordenação clínica do NGP, em equilíbrio com a captação de recursos oriunda dos ensaios clínicos.

Concluindo, as atividades de pesquisa acadêmicas e patrocinadas pela indústria mostram pujança e vitalidade de nosso HU/HSP e comunidade acadêmica. Muito feito e muito por fazer.

Prof. Dr. Reinaldo Salomão
Coordenador do Comitê de Ensino, Pesquisa e Extensão
Hospital São Paulo – HU da Unifesp