Câmara de Extensão e Cultura – Escola Paulista de Medicina

A CAEC EPM é a mais antiga e maior em números de ações extensionistas da UNIFESP. Mesmo estando no Campus da Saúde, temos ações que extrapolam este universo. Primeiramente, antes de explicar o que é a extensão universitária, devemos salientar que a universidade pública é um importante espaço de produção, acúmulo e disseminação de conhecimento, sendo fundamentada em três bases inter-relacionadas: ensino, pesquisa e extensão.

A Extensão e Cultura é a ação da Universidade junto à COMUNIDADE que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. Acho que poderia reforçar a extensão mais como uma via de mão dupla, uma troca de conhecimentos, que também reconhece o saber que comunidades locais têm sobre a realidade na qual estão inseridas e que podem contribuir com ideias inovadoras para a resolução dos problemas por qual passam. Devemos reforçar a realização de atividades que passem pelo coletivo, pelo engajamento ativo das comunidades locais, e pela ideia de cooperação. Outra ação é a aproximação da população e a produção do conhecimento acadêmico (conhecimentos dos gastos com a universidade sejam mais bem compreendidos e o conhecimento científico mais valorizado). As carências destas informações se manifestam de diversas formas (inclusive de informações) como as fake news.

Ela pode articular o conhecimento científico advindo do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social.

Além dos cursos de pós-graduação, a extensão oferece cursos kamagra jelly e eventos de formação, capacitação e qualificação para o público, bem como elabora e administra projetos sociais e ambientais articulados para a comunidade. Poderia citar também as ações relacionadas a arte e cultura em geral (projetos musicais, fotografia, exposições de pinturas, etc.) e as ações da
COORDENADORIA DE ARTE E CULTURA DA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA (EPMAC).

CAEC-EPM

Outra função social importante é a elaboração e articulação de políticas públicas por meio da participação em fóruns, consultorias e núcleos específicos de atuação.

Temos orgulho do desempenho desta câmara que mesmo em momentos de dificuldade
mundial como a pandemia COVID, conseguiu se manter presente em ações presencias e remotas como pode se perceber pelos dados acima.

Além da sua importância como geradora de políticas públicas, a Extensão Universitária CAEC-EPM deve servir como instrumento de inserção social, aproximando a academia das comunidades adjacentes. E nós fazemos com orgulho nosso papel na UNIFESP.

 

Prof. Dr. Ivaldo da Silva
Coordenador da CAEC-EPM da UNIFESP