XV Encontro de Enfermeiros de Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo (ENFHESP)

Por: Profa. Dra. Ieda Aparecida Carneiro.

“O protagonismo dos profissionais de enfermagem no enfrentamento da pandemia da COVID-19”

O XV Encontro de Enfermeiros de Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo (ENFHESP) teve sua primeira edição no HC da Unicamp em 1991 e a partir de então ocorre a cada dois anos em um Hospital de Ensino do Estado de São Paulo. Tem como finalidade congregar enfermeiros das áreas gerencial, assistencial, de ensino e pesquisa, bem como acadêmicos de enfermagem, promover o intercâmbio entre enfermeiros de hospitais de ensino e as instituições de ensino em enfermagem e estimular o desenvolvimento e divulgação da produção científica, tecnológica e cultural.

Em 2021 o Hospital São Paulo foi a sede do VX ENFHESP, sendo organizado pela Diretoria de Enfermagem do Hospital São Paulo (HU da UNIFESP) e a Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e contou com o apoio de representantes de mais de 20 Hospitais e Instituições de Ensino do Estado de São Paulo.

Devido a pandemia da Covid-19, foram necessárias várias adequações, e atendendo as recomendações sanitárias, sua realização ocorreu de forma 100% virtual.

A Comissão Científica foi composta por enfermeiros e docentes que elaboraram cuidadosamente a programação. O tema central do evento foi definido como “O protagonismo dos profissionais de enfermagem no enfrentamento da pandemia da COVID-19”, e reuniu nos dias 21 e 22 de outubro renomados palestrantes, conferencistas e moderadores em diversas mesas de discussões. Foi desenvolvida uma plataforma on line exclusiva para o XV ENFHESP que contribuiu para alcançarmos um recorde de público (650 participantes).

A conferência de abertura teve como tema a Participação da enfermagem na tomada de decisões na política nacional e global de saúde. A inovação, a gestão e o ensino foram apresentados nas mesas sobre a formação do profissional em enfermagem nos hospitais de ensino bem como o uso de ferramentas inovadoras na saúde e tendências e perspectivas na enfermagem. Outros temas discutidos foram a inserção do enfermeiro no mercado de trabalho, práticas integrativas, desenvolvimento profissional e a qualidade do cuidado.

Palestras relacionadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 destacaram o protagonismo da enfermagem, a importância da interprofissionalidade na reabilitação pós-Covid-19 e a saúde materno-infantil nesse contexto.

Além das palestras, foram apresentados 276 trabalhos de 57 instituições, sendo 18 na modalidade oral e os demais em pôster eletrônico.
O sucesso desse evento se deve ao esforço conjunto entre os representantes dos Hospitais de Ensino, Universidades, Escolas e Faculdades, que fizeram parte das comissões e não mediram esforços na organização, assim como de órgãos de classe e instituições apoiadoras, e dentre elas destacamos o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Sem dúvida essa união fez do XV ENFHESP um dos principais eventos de enfermagem de São Paulo em 2021!

Prof. Dra. Ieda Aparecida Carneiro
Diretora de Enfermagem do Hospital São Paulo – HU Unifesp
Presidente do XV Encontro de Enfermeiros de Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo