CoEPE

Chegamos à quinta edição do CoEPE Acontece, o canal de comunicação do CoEPE do HSP/HU com a comunidade, trazendo notícias sobre ensino, pesquisa e extensão, na interface do hospital com a academia.

Nesta edição, três docentes trazem reflexões sobre a COVID-19 e os efeitos pós-COVID-19 em nossas atividades profissionais. A profa. dra. Andréia Cascaes Cruz, da Escola Paulista de Enfermagem, aborda o tema de nossa relação com pacientes e familiares e o efeito das restrições impostas pela pandemia de COVID-19 no artigo “Cuidado centrado no paciente e na Família e o legado da era COVID-19”; o prof. dr. Eduardo A. S. Medeiros e a profa. Afiliada Dayana Fram, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital São Paulo, trazem suas experiências e reflexões no artigo “Os desafios de manter a segurança dos pacientes com a pandemia de Covid-19 e a falta de recursos para os hospitais públicos”; finalmente, o prof. dr. Ronald Flumignan, da Disciplina de Cirurgia Vascular e Endovascular da Escola Paulista de Medicina, traz um impactante artigo sobre “O cirurgião e a pandemia” discorrendo sobre os desafios da atividade profissional e a premência da geração de informação.

Nos podcasts da Profa. Dra. Zsuzsanna Jarmy Di Bella, duas conversas muito interessantes. No primeiro, a conversa com o Dr. Davi Liu, médico-oncologista, assistente da disciplina de mastologia e relator do conselho de ética médica do HSP, sobre o Código de Ética Médica para os alunos de medicina. No segundo, a conversa com o Sr. Max e seu filho Taner. Sr. Max paciente que esteve internado por seis meses, em um momento difícil, mas que contou com o apoio de seus filhos e da equipe do nosso hospital.

Não perca!

Prof. Dr. Reinaldo Salomão

img-prof-dr-reinaldo-salomao

Cuidado Centrado no Paciente e na Família e o legado da era COVID-19

 Profa. Dra. Andréia Cascaes Cruz

Em 04 de maio de 2020 recebi um telefonema com o convite para conduzir no Brasil o estudo clínico de fase 3 da vacina contra COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. [ler]

O cirurgião e a pandemia de COVID-19

Prof. Dr. Ronald Flumignan

A pandemia de COVID-19, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março de 2020, surpreendeu a todos. Isso porque, ninguém vivo hoje havia presenciado um problema de saúde com tamanho impacto global. A globalização nunca esteve tão presente em nossa sociedade, em nossas atividades cotidianas, dentro de nossas famílias. … [ler]

Os desafios de manter a segurança dos pacientes com a pandemia de Covid-19 e a falta de recursos para os hospitais públicos

 Prof. Dr. Eduardo Alexandrino Servolo Medeiros &
 Profa. Dra. Dayana Fram  

As infecções hospitalares, também chamadas de infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras), pois extrapolam os hospitais e envolvem clínicas e demais instituições de saúde, são uma ameaça à segurança do paciente… [ler]

CoEPE • pesquisa
Nessa seção traremos destaques sobre o dia a dia das atividades de pesquisa, os temas são mais frequentemente abordados por nossos pesquisadores e uma visão global do que é feito no HSP/HU.

CoEPE • podcast #0007

A Profa. Dra. Zsuzsanna Jarmy Di Bella entrevista o Dr Davi Liu, médico-oncologista, assistente da disciplina de mastologia e relator do conselho de ética médica do HSP, que participou ativamente da elaboração do Código de Ética Médica para os alunos de medicina. Conheça o processo que gerou o Código e suas repercussões.

(O Dr. Davi Liu cita trabalho cujo documento pode ser lido neste link)

Autores: Profa. Zsuzsanna Jarmy Di Bella e Prof. Dr. Davi Liu

CoEPE • podcast #0008

A Profa. Dra. Zsuzsanna Jarmy Di Bella entrevista o Dr Davi Liu, médico-oncologista, assistente da disciplina de mastologia e relator do conselho de ética médica do HSP, que participou ativamente da elaboração do Código de Ética Médica para os alunos de medicina. Conheça o processo que gerou o Código e suas repercussões.

Autores: Profa. Zsuzsanna Jarmy Di Bella, Sr. Max Covaciuc e Sr. Taner Covaciuc